::Webwriter::


Escrever para a web não é o mesmo que escrever um artigo de jornal, um relatório corporativo, um texto publicitário. Na verdade, é muito diferente do texto de qualquer material impresso.
A leitura na tela do computador é 25% mais lenta do que no papel. A grande maioria dos internautas, 79%, faz a leitura por “varredura”, ou seja, não lêem palavra por palavra, o que significaria uma leitura cansativa e até mesmo dolorida. Assim, um texto para web é “desenhado” de forma a facilitar o scaneamento do texto pelos olhos do leitor. Por isso pode ter muitas palavras destacadas, em negrito, o triplo do que seria adequado para um texto impresso.

No material impresso o assunto é visto como um todo, que precisa ser lido do início ao fim, para que as idéias se complementem, e a leitura rápida, descuidada, pode interferir em todo seu conteúdo.

No site, o internauta pode abrir qualquer página, e movimentar-se entre elas conforme sua escolha, nossa desconhecida. Montar um texto para web cujas páginas se complementem, é presumir, de forma inadequada, que páginas anteriores já foram lidas, na ordem que estipulamos que deveria ser. O ideal é tornar cada página independente, com uma explicação completa de seu tópico, sem suposições de uma ou outra página lida anteriormente. É a necessidade imediata de nosso leitor que vai determinar por qual página ele vai iniciar sua leitura. Assim, iniciar cada página com sua conclusão ou um pequeno resumo do restante do texto também se constitui numa boa ferramenta para ganhar o interesse do leitor.

No texto para web cada parágrafo traz uma idéia principal. A segunda idéia mais importante será colocada no segundo parágrafo, já que o internauta tenderá a pular um segundo dado no mesmo parágrafo.

A web é um meio informal, quando comparado com o texto impresso, assim o estilo mais informal é o mais indicado. As sentenças de estrutura simples funcionam melhor e todo cuidado é pouco quando se trata de humor: tendo em mente que a Internet é para um público internacional nem sempre uma tirada engraçada no Brasil vai funcionar em outros países.

Os leitores da web são impacientes e críticos. Eles entram num site porque buscam uma informação específica. Assim, o melhor estilo é disponibilizar ao leitor a forma mais rápida de encontrar o que procura.

Além disso, um texto para web deve conter 50% do conteúdo de uma página impressa, mas deve ser do tamanho que a informação exigir.
Deve ser crível. Então, melhor não “exagerar nas vantagens” do seu produto, evitar “marketear” quando o que o seu cliente quer é objetividade. O acesso a poucos links que garantam o seu produto pode aumentar a confiança do cliente.
A web também é um meio fluído, o que significa que “páginas sempre atualizadas” demonstram que você está acompanhando as mudanças globais.

Todos esses recursos visam captar o interesse do internauta, cliente, leitor e fazer com que a usabilidade do web site seja superior aos seus concorrentes. Um texto escrito para web, com suas características únicas, pode melhorar a performance de um site em até 50%.